quinta-feira, 22 de março de 2012

As chamas "salvadoras"



Na Revista Espírita de dezembro de 1861, há a narração do tenebroso "Auto-de-fé de Barcelona" (Espanha), pelo qual, em 9 de outubro de 1861, justamente no local onde eram executados os criminosos condenados a pena de morte, a Inquisição espanhola, representada por um padre paramentado com trajes sacerdotais próprios para o ato, tendo numa das mãos um cruz e na outra uma tocha, queimou em praça pública centenas de livros espíritas.
   
Entre os livros estavam: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O que é o Espiritismo?, todos de Allan Kardec; coleções da Revue Spiritualiste, redigida por Piérat; "Fragmento de Sonata", ditado pelo Espírito Mozart ao médium Bryon-Dorgeval; "Carta de um católico sobre o Espiritismo", pelo doutor Grand, ditada por ela mesma a Ermance Dufaux, de 14 anos de idade; e, por fim, "A realidade dos Espíritos demonstrada pela escrita direta", do barão de Guldennstubbe.
   
O século não mais comportava tão bizarra quão ridícula cena, mas a praça estava atravancada por multidão que a tudo assistia, espantada...
    
Para não alongar no assunto, menciono apenas uma frase de Allan Kardec: "Se examinarmos este processo sob o ponto de vista de suas consequências, desde logo vemos que todos são unânimes em dizer que nada podia ter sido mais útil para o Espiritismo".
   
E como foi! No mundo todo, mentes se agitaram e buscaram avidamente conhecer o conteúdo de tão "pernicioso material"destruído naquelas "chamas salvadoras".

Nenhum comentário:

Postar um comentário