segunda-feira, 2 de maio de 2011

Ego + ISMO = ????????????

Um Homem de Grande Fé Pode Ser Considerado Egoísta?

Saca só essa história…
Um homem e uma mulher vivem uma grande história de amor em uma pequena vila do Nepal. Casados, juraram carinho e companhia eterna um ao outro. Juntos, dão a luz a cinco filhos, todos muito amados desde o nascimento.
O pai era pobre, mas sustentava toda a família com muito suor e sangue. Em um dia qualquer, resolve desistir de toda sua vida “terrena” para se dedicar à meditação e aos serviços de um templo sagrado no alto de uma montanha gelada…

Você Já Viu Isso Em Incontáveis Filmes, Certo?

O que você provavelmente viu poucas vezes vem agora.
Por causa de seu abandono, seus filhos passam muitos anos de fome. Sua esposa morre de depressão pela falta do marido. O filho mais velho, dez anos depois, resolve procurar o pai no templo, para arrancar dele respostas pela sua atitude.
Chegando lá, encontra o pai sendo condecorado… Uma honraria sagrada especial, por mais um passo em direção à “liberação do seu ego”. Ele passa a ser considerado um santo, e já até operou alguns milagres que se espalharam em histórias pelas cidades vizinhas.

Você Chamaria Esse Santo Um “Egoísta”?

Nesse ponto, é certo as opiniões se dividirem. Muita gente vai dizer que, se ele não fosse egoísta, continuaria com sua mulher e filhos, e os serviria até o dia de sua morte.
Outras pessoas diriam que ele estava certo, que tudo fora preparado antes, que era sua missão especial divina… Que a lei do Karma vai cuidar dele, que ele vai receber o retorno necessário ou então que ele teve uma atitude muito nobre e corajosa.

Muitas Histórias e Interpretações Surgirão, Uma Para Cada Pessoa… Qual É A Sua Verdade?

E quanto às autoridades do templo? Sua opinião e seu julgamento não têm razão de ser? Esse monge agora é alguém mais próximo da liberação de seu ego, segundo os parâmetros daqueles que lideram o templo sagrado. Ele até operou milagres, em nome da divindade que serve.
Supondo que o monge tenha ficado plenamente satisfeito com a conquista de seu objetivo, podemos dizer que foi o próprio egoísmo que o levou a atrair para si o título de um homem “liberto do egoísmo”? Com essa honraria, ele se torna um dos homens mais distintos de sua sociedade local. Muito reconhecido. Feliz com sua própria imagem. Pronto para seguir os próximos passos que seu egoísmo lhe ditar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário