sábado, 29 de janeiro de 2011

Parte 2 : O Orgulho - "Uma Família Infeliz".


João e Helena chegavam do trabalho como sempre faziam. Mas naquela noite quando abriram a porta, levaram um susto: havia algumas pessoas dentro da casa. Achando que eram ladrões, marido e mulher ficaram assustados. Mas, um homem forte e saudável, com o corpo de atleta disse:
- Calma, nós somos velhos conhecidos e estamos em toda a parte do mundo. – Helena pergunta:
- Mas quem são vocês? – O homem com corpo de atleta responde:
- Eu sou a PREGUIÇA. Estamos aqui para sair definitivamente da vida de vocês.
Helena, nervosa, mas curiosa pergunta:
- Como você pode ser a PREGUIÇA se tem um corpo de atleta que vive malhando e praticando esportes? A PREGUIÇA rapidamente responde:
- A PREGUIÇA é forte como um touro e pesa toneladas nos ombros dos preguiçosos. Com ela, ninguém pode chegar a ser um vencedor.
Num canto, uma mulher velha curvada, com a pele cheia de rugas, que mais parecia uma bruxa diz:
- Eu, meus queridos, sou a LUXÚRIA. – João, indignado fala:
- Não é possível! Você não pode atrair ninguém com essa feiúra. A velha responde:
- Não há feiúra para a LUXÚRIA. Sou velha porque existo há muito tempo entre os homens. Sou capaz de destruir famílias inteiras, perverter crianças e trazer doenças para todos, até a morte. Sou esperta e posso me disfarçar na mais linda mulher.
Um cheiro ruim invadiu a casa e um homem todo sujo, com roupas rasgadas, parecendo um mendigo fala para o casal:
- Eu sou a COBIÇA. Por mim, muitos já mataram, abandonaram famílias e pátria. Sou tão antigo quanto a LUXÚRIA. Mas dependo dela para existir.
Uma mulher lindíssima, com o corpo escultural aparece e diz:
- E eu, sou a GULA. – Os donos da casa se assustaram e a esposa disse:
- Sempre imaginei que a GULA seria gorda. – A GULA responde:
- Sou linda e atraente, porque se assim não fosse, seria muito fácil se livrarem de mim. Minha natureza é delicada, normalmente sou discreta, quem tem a mim, não percebe. Me mostro sempre disposta a ajudar na busca da LUXÚRIA.
Sentado em cadeira, em outro canto da casa, um senhor, também velho, mas com o rosto suave e voz calma diz:
- Eu sou a IRA. Alguns me conhecem como cólera. Tenho muitos milênios também. Não sou homem, nem mulher, assim como meus companheiros que estão aqui. – Helena desapontada fala:
- IRA? Você parece mais um vovô que todos gostariam de ter. – E a IRA responde:
- E a grande maioria me tem! Matam com crueldade, provocam brigas horríveis e destroem cidades quando me aproximo. Sou capaz de acabar com qualquer sentimento diferente de mim. Posso estar em qualquer lugar e entrar nas mais protegidas casas. Pareço calmo e sereno para lhes mostrar que a IRA pode estar no aparentemente manso. Posso ficar dentro do íntimo das pessoas sem me manifestar, provocando as mais terríveis doenças.
De repente, uma jovem, exibindo uma coroa de ouro cravada de diamantes, braceletes de brilhantes e usando roupas caras, como se fosse uma princesa rica e poderosa fala:
- E eu sou a INVEJA. Faço parte da história do homem desde a sua criação. Helena então pergunta:
- Como você pode ser a INVEJA, se é rica e bonita e parece ter tudo o que deseja? –
E a INVEJA responde:
- Há os que são ricos, os que são famosos e os que não são nada disso, mas eu estou entre todos. A INVEJA surge pelo que não se tem e o que não tem é a felicidade. Felicidade depende de amor, e isso é o que demais precisa a humanidade. Onde eu estou, também está a Tristeza.
Enquanto os invasores se explicavam, um garoto, que parecia ter uns cinco, seis anos, brincava pela casa sorrindo, inocente, com toda a sua juventude pela frente, olhos ativos.
Helena, curiosa, pergunta:
- E você, garoto, o que faz junto a esses que parecem ser o mal em pessoa? – O garoto responde sorrindo e com um olhar profundo:
- Eu sou o ORGULHO – Helena não acredita:
- ORGULHO? Mas você é apenas uma criança! Tão inocente como todas as outras.
O menino ficou tão sério a ponto de assustar o casal e diz:
- O ORGULHO é como uma criança mesmo. Se mostra inocente e inofensivo. Mas não se enganem, sou tão destrutível quanto todos aqui. Quer brincar comigo?
Nesse momento, a PREGUIÇA interrompe a conversa:
- Vocês devem escolher quem de nós sairá definitivamente de suas vidas. Queremos uma resposta.
João diz:
- Por favor, dêem dez minutos para pensarmos.

O casal se dirige para seu quarto e lá fazem várias considerações. Dez minutos depois voltam. – A GULA pergunta:
- E então, o que decidiram? – João responde:
- Queremos que o ORGULHO saia de nossas vidas.
O garoto olha com muito ódio para o casal, pois queria continuar ali. Mas, vai embora. Os outros, em silêncio, iam acompanhando o garoto quando João pergunta:
- Ei! Vocês vão embora também?
O menino, que é o ORGULHO, então diz com raiva e com a voz forte:
- Vocês escolheram que o ORGULHO saísse de suas vidas e fizeram a melhor escolha, porque onde não há ORGULHO, não há PREGUIÇA. Os preguiçosos são aqueles que se orgulham de nada fazerem para viver, não percebendo que na verdade, vegetam.
Onde não há ORGULHO, não há LUXÚRIA, pois os que têm LUXÚRIA, têm ORGULHO de seus corpos e se julgam merecedores. Onde não há ORGULHO, não há COBIÇA, pois os que têm COBIÇA, têm ORGULHO das migalhas que possuem, juntando tesouros na terra e INVEJAndo a felicidade dos outros. Não percebem que na verdade, são instrumentos do dinheiro.
Onde não há ORGULHO, não há GULA, pois os gulosos se orgulham de suas condições e jamais admitem que o são. Arrumam desculpas para justificar a GULA, não percebendo que na verdade, são marionetes dos desejos. Onde não há ORGULHO, não há IRA, pois os que têm IRA, com facilidade, destroem aqueles que, segundo o próprio julgamento, não são perfeitos, não percebendo que na verdade, sua IRA é resultado de suas próprias imperfeições.
Onde não há ORGULHO, não há INVEJA, pois os invejosos sentem o ORGULHO ferido ao verem o sucesso dos outros, seja ele qual for. Precisam constantemente superar os demais nas conquistas, não percebendo que na verdade, são ferramentas da insegurança.
Todos saíram sem olhar para trás e, ao baterem a porta, um fulminante raio de luz invadiu a casa.

Ego x Alma
por Daniele Alvim


EGO X ALMA

1) O ponto de vista do EGO é sempre EGO-ÍSTA. O ego só pensa nele próprio, ele não leva em consideração o ponto de vista do outro, mas o exclui, pois somente ele é quem importa. A ALMA é sempre ALTRUÍSTA, sendo assim, sempre leva os motivos do outro em consideração; a alma jamais irá prejudicar uma pessoa ou querer levar vantagem sobre ela, mas ajudá-la na sua evolução sempre que possível. Altruísmo também é a possibilidade de agir de forma desinteressada, algo impossível para o ego, pois suas atitudes visam sempre um interesse. Generosidade é um atributo da alma.

2) O EGO é COMPETITIVO. Ele quer ser sempre o melhor: O mais bonito, o mais inteligente, o mais amado, o mais elogiado, o mais importante, mais bem-sucedido... Ninguém pode estar acima do ego, somente abaixo, e é dessa forma que ele vê os outros. Já a ALMA é INCLUSIVA por natureza, e se ela busca o melhor para si mesma, não é por isso que deixará de desejar o mesmo para o outro. A felicidade da alma é ver o seu semelhante bem da mesma forma que ela.

3) O EGO é passível de MÁS INTENÇÕES. Ele não hesitará em desbancar aquele que considera seu rival em potencial; poderá ser capaz das armações as mais vis para alcançar seu objetivo de derrotá-lo, e o sentimento que poderá mover o ego nestes momentos é a inveja, a cobiça, o ciúme, dentre outros. A ALMA é PURA em suas INTENÇÕES. Apesar de passível de erros, ela não age de forma a racionalizar e premeditar uma maldade, por isso as intenções da alma são sempre positivas e livres de segundas intenções. Honestidade é uma característica própria da alma.

4) O EGO é RANCOROSO. A ALMA sempre PERDOA. Como não permite ser contrariado, se isso acontece, o ego pode sentir-se ofendido e rancoroso em relação a quem lhe causou a ofensa, guardando-a, remoendo-a e até mesmo vingando-se do seu "algoz". A Alma jamais guarda rancor. Apesar de poder sentir-se desrespeitada e magoada, a alma sempre perdoará o ofensor já que tem uma enorme capacidade de compreensão dos motivos do outro e das suas limitações.

5) O EGO é passível de MENTIRA. A ALMA é uma BUSCADORA da VERDADE por excelência, por isso sempre usará da franqueza e da sinceridade em todas as suas relações. O ego não vacilará ao enganar para negar sua responsabilidade perante os fatos ou levar vantagens sobre os objetos de seus desejos.

6) O EGO é CORRUPTÍVEL. A palavra ética é dissonante quando o ego encontra uma forma de realizar suas ambições, geralmente ligadas a poder, sexo e dinheiro; como ele somente quer satisfação de seus próprios desejos, fará de tudo para que eles sejam realizados, ainda que de uma forma um tanto ao quanto imprópria. A ALMA é INCORRUPTÍVEL. Ela também tem vontade de evoluir, prosperar, ter sucesso em seus empreendimentos e ter relacionamentos satisfatórios e felizes, mas nunca irá passar por cima de seus valores e de sua ética para vê-los satisfeitos. Ela preferirá um momento mais oportuno quando sentir que as sementes não podem ser ainda plantadas ou os frutos colhidos. Ela esperará por uma melhor ocasião, e abrirá mão do que não condizer com seus princípios,  pois preferirá colocar a cabeça em seu travesseiro e dormir um sono tranquilo em sua consciência.

7) A ALMA é CORAÇÃO. Ela sempre "pensará" com o coração. Conectada que é com seus sentimentos e valores, não deixará de utilizar este poderoso sensor para se direcionar nos caminhos da vida, para poder tomar as decisões mais cabíveis de forma a manter o seu próprio equilíbrio. O EGO evita usar o coração, geralmente ele usa a RAZÃO para tomar as suas atitudes; sendo assim, encontrará sempre um motivo razoável (e egoísta claro) para justificar as suas ações, ainda que prejudiquem alguém, além dele mesmo.

8) A ALMA age com CONSCIÊNCIA. A INTENCIONALIDADE de suas ações será sempre muito bem pesada, a AÇÃO será sempre RESPONSÁVEL medindo-se os prós e contras em relação ao que as suas ações podem acarretar, não somente para si, mas também para o seu semelhante. O EGO geralmente age de forma INCONSCIENTE, movido pelas suas próprias projeções que vê refletidas nos outros e pela força das ilusões.

9) Não é à toa que o EGO é muito mais SUSCETÍVEL AO SOFRIMENTO do que a alma, pois agindo de forma inconsciente, ele também cria carma que irá atingi-lo de forma inexorável, levando-o ao crescimento. A ALMA, uma vez ancorada, aprenderá a não mais sofrer, apesar de poder sentir DOR, porque AGE POSITIVAMENTE e porque as suas ESCOLHAS são DESAPEGADAS dos desejos do ego.

10) O EGO é JULGADOR. Como para ele é difícil ter consciência de suas imperfeições, ele se acha no direito de julgar as atitudes dos outros e acredita que seu julgamento está correto segundo seu estreito e limitado conhecimento dos fatos. A ALMA NUNCA JULGA. Ainda que possa ter seu próprio juízo a respeito dos fatos que lhes cercam, a alma não julga pois compreende que cada ser se determina pelo seu particular estado de consciência e não há como exigir correção de quem ainda não tem compreensão  sobre si mesmo e de sua própria responsabilidade na vida. A ALMA também não se julga, mas se aceita e se perdoa da mesma forma que faz com seu semelhante; se ela erra, se auto-avaliará, e procurará não fazê-lo mais. O EGO sente-se culpado, pois da mesma forma que julga e condena os outros,  faz isso a si mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário